Patologias das argamassas

Conheça os problemas observados nas argamassas colantes que não atendem as normas técnicas

Deslocamento

A argamassa colante deve possuir em sua formulação, aditivos que ajudam na retenção de água da argamassa enquanto fresca, aumentando com isso o tempo em aberto, ou seja, indiretamente prolongando o tempo de trabalho do pedreiro, até que a argamassa perca sua característica de colagem. A redução da quantidade desses aditivos na composição da argamassa acelera o processo de secagem após a aplicação, a capacidade de aderência diminui, levando ao descolamento das placas cerâmicas. Este é um dos principais problemas patológicos enfrentados.

Problemas de habitabilidade

Surgem quando ocorre o descolamento das placas, tanto em paredes quanto em pisos. Isso afeta não apenas a estética, mas também a saúde dos ocupantes da edificação. Os revestimentos cerâmicos internos são comumente usados em áreas úmidas, e o descolamento das placas resulta na absorção direta de umidade pelas paredes, criando condições propícias para a proliferação de fungos devido a essa umidade.

Onerar o construtor e o usuário

Substituir azulejos descolados devido à qualidade inferior da argamassa colante acarretará custos não apenas com a nova argamassa, mas também com os próprios azulejos e a mão de obra necessária para a reinstalação. Às vezes, quando não se encontra azulejos da mesma especificação para a substituição, pode ser necessário trocar todo o revestimento das paredes. Isso pode resultar em uma diferença estética notável entre os azulejos ou, na pior das situações, obrigar o usuário a conviver em ambientes úmidos desprovidos de um revestimento impermeável, quando não houver recursos financeiros para substituir as peças. Além disso, em fachadas, as patologias visíveis nos revestimentos cerâmicos afetam a valorização do imóvel, sendo um problema para todos os que o veem.

Participe do PSQ!

Qualidade para todo o setor e benefícios para sua empresa.

Os PSQ´s são de abrangência nacional e a adesão aos programas é voluntária. Para participar entre em contato pelo e-mail:
Whatsapp